sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Como classificar sua própria voz

Primeiras considerações a serem feitas, você precisa entender que, meninos e homens cantam como meninos e homens, mulheres e meninas cantam como mulheres e meninas! Se você é um Barítono Dramático você não deve/pode/consegue cantar como a Ingeborg Hallstein (Soprano Lírico Coloratura), por isto já firmamos os pés ao chão logo aqui. Outro tópico a ser extirpado logo de cara é o seu alcance totalizado de 5 oitavas gritadas e arrotadas... Amigos, vamos na fé 'cantar  bonito', fazer valer com 1 Oitava e Meia cheia ou duas, conectadas, ressonantes, salubres e bem posicionadas dentro de nossas capacidades vocais para definir qual é nosso verdadeiro lugar entre os mil e um tipos vocais existentes, não adianta gritar a mão direita inteira do piano e arrotar a esquerda toda se não controlas nem a extensão comum de um cantor de MPB.

Cantores Pop não podem ser classificados com precisão absoluta, pois o fach é um sistema de classificação vocal desenvolvido para ajudar intérpretes eruditos a cantarem óperas e peças compostas por compositores que exigiam absolutamente tudo que um intérprete tinha para oferecer, vocalmente falando e cenicamente falando, demonstrando apenas o melhor de suas capacidades artísticas, já na música Pop em geral isso não acontece, lá canta quem quer, do jeito que quer, no tom que quer, com quantas oitavas quiser e com a estética que quiser sem necessariamente precisar receber um treinamento musical requintado de 10 anos na Europa, por isso paciência, só de saber que você é um possível Tenor já está bom de mais (Acredite em mim). E não se esqueça, se você tem seus 15 anos de idade provavelmente não pode ser classificado por ser muito jovem, por isso vá com calma e conserve seu instrumento jovem e vibrante. 


Timbre 


A primeira coisa a se levar em conta é a cor da voz, Timbre. Sua voz é escura, potente e pesada
? Leve, ágil e quente? Estes são alguns pontos cruciais para descobrir sua classificação vocal, valendo ressaltar também que é importante saber se você está ou não produzindo o verdadeiro som de sua voz, que por conta de tensão na base da língua, patologias diversas ou agentes externos pode não estar sendo emitida em seu mais puro e esplendoroso som. Certo de que estas produzindo um som salubre, bem projetado, sem tensão alguma em seu instrumento, dentro de seu alcance controlado, aí podes facilmente descobrir se tens uma voz mais leve, ágil e quente ou escura, cálida e potente... Se à dúvida persistir nosso grupo do Facebook ou um professor competente poderá facilmente te auxiliar neste quesito. Para facilitar a vida de vocês aqui vai exemplos de cantores pop e eruditos com vozes graves, médias e escuras para esbouço.

Eruditos de Voz Extremamente Clara, Ágil e Leve:


Segue a lista de exemplo de vozes leves de cantores eruditos, levando em conta é claro a subclassificação de cada tipo (Um Baixo logicamente não tem uma voz leve, mas um Baixo Cantante dispõem de uma voz mais leve que a de um Dramático).

Soprano: Natalie Dessay
Mezzo-Soprano: Joyce DiDonato 
Contralto: Hilary Summers
Contratenor (Sopranista): Radu Marian
Tenor: Javier Camarena
Barítono: 
Jacques Jansen 




Eruditos de Voz Lírica, Moderadamente Potente e Quente
:


Estas são as mais comuns e as mais apreciadas atualmente, dispõe do melhor dos dois mundos.


Soprano: Renée Fleming

Mezzo-Soprano: Frederica Von Strade
Contralto: Nathalie Strutzmann
Contratenor: Andreas Scholl
Tenor: Luciano Pavarotti
Barítono: Dietrich Fischer-Dieskau
Baixo: Ezio Pinza

Eruditos de Voz Extremamente Escura, Potente e Cálida
:


Estas são bem raras, provavelmente poucos de vocês dispõe de vozes tão cavernosas e naturalmente potentes... Vale alertar que se você tem seus 19, 20 anos de idade e acha que está nesta categoria é melhor procurar um bom professor pois é bem provável que esteja redondamente enganado e destruindo o próprio instrumento.


Soprano: Birgit Nilson

Mezzo-Soprano: Christina Carr
Contralto: Ewa Podles
Contratenor: David Hansen
Tenor: Lauritz Melchior
Barítono: Bryn Terfel
Baixo: Boris Shtokolov

Populares de Voz Extremamente Clara, Ágil e Leve:


Soprano: FKA Twigs
Mezzo-Soprano: Amy Lee
Contralto: Lalah Hathaway
Contratenor (Sopranista): Chris Colfer
Tenor: Kim Jaejoong
Barítono: Xiah JunSuBaixo: Tim Maia (Fim da vida).



Populares de Voz "Lírica", Moderadamente Potente e Quente:

Soprano: Mariah Carey
Mezzo-Soprano: Lady Gaga
Contralto: Cher
Mezzo-Sopranista: Alex Newell
Tenor: Leonardo Gonçalves 
Barítono: Diogo Nogueira 
Baixo: Avi Kaplan


Populares  de Voz Extremamente Escura, Potente e Cálida:

Soprano: Mónica Naranjo
Mezzo-Soprano: Anita Baker
Contralto: Galina Baranova
Contratenor: Lívia Mendonça 
Tenor: Robbie Williams
Barítono: Barry White
Baixo: Tim Storms


Alcance 

Tenores e Sopranos destreinados dispõe de brilho nas mesmas notas, porém em oitavas diferentes (Sopranos uma acima), aproximadamente entre um C3/C4 e um G4/G5 ou F4/F5 em vozes mais pesadas. Muitos intérpretes dispõe de 3 Oitavas ressonantes e plenas (Whistle, fry, notas graves cheias de ar e falsetes definitivamente não te ajudam em nada para definir seu tipo vocal), mas sua região de brilho geralmente é bem marcadinha e de duas oitavas. Maria Callas é um perfeito exemplo de intérprete com mais de 2 Oitavas e Meia de extensão controlada totalmente conectadas, plenas e ressonantes, podendo encher um teatro com sua voz de peito e cabeça sem problema, já Mariah Carey é um perfeito exemplo de intérprete com uma extensão totalizada gigantesca - 5 oitavas - mas que não necessariamente dispõe de um alcance pleno ressonante, conectado como o da anteriormente citada, por isso, por mais que esta atinja notas de Barítonos e ultrapasse o alcance de um Soprano Coloratura em uma oitava, não deixa de ser um Soprano de voz intermediária. Normalmente intérpretes bem treinados usam duas oitavas com total conforto e salubridade, no caso dos Sopranos e Tenores experientes um C agudo é adicionado a já citada tessitura usual, o que não quer dizer que estes não consigam cantar mais graves ou agudas de forma primorosa. 

Mezzo-Sopranos e Barítonos diferem um pouco em notas, já que os rapazes deste naipe estão em meio a tipos mais diversos. Os Mezzos geralmente começam a ganhar corpo e poder em sua emissão próximo a um A3 ou B3 em vozes em amadurecimento e se estendem até um E5 ou F5 com conforto e beleza, podendo atingir o G ou B agudos de forma razoável voltando a região média grave para evitar fadiga vocal, já Barítonos pouco treinados geralmente cantam de F2 até por volta de um D4 sem grande problema. As vozes intermediárias são as mais comuns em meio à adultos, o que não significa que são os mais famosos no mercado fonográfico atual.




As vozes graves, Contralto e Baixo, são raríssimas... Contraltos legítimos são raros ao extremo e a chance de uma mulher dispor deste tipo vocal é praticamente nula, uma peculiaridade da natureza que muitas vezes se da em mulheres já muito maduras de países frios, tendo à Rússia como grande berço das notas baixas masculinas e femininas. Por serem muito particulares a tessitura destes varia bastante, mas geralmente um Baixo canta bem de um D2 até por volta de um B3, podendo ir bem mais grave em pura voz de peito ou até mesmo utilizando o registro basal de forma cheia e controlada (Uma habilidade geralmente conquistada somente por este naipe). Já os Contraltos são famosos por disporem de grande alcance vocal controlado, entrando com facilidade na região dos Mezzo-Sopranos e Tenores sem grandes problemas quando competentes, sua tessitura usual é algo próximo de um D3 até um E5. O Contralto dispõe de timbre andrógeno e um papel cênico mais maduro, por isso uma menina de 20 e poucos anos dificilmente realmente é um.


Repertório

Para os cantores Pop tudo é cantável, tons podem ser abaixados e alterados sem problemas e tudo é possível, mas para os cantores eruditos, fora de recitais e apresentações mais livres, o buraco é mais em baixo. Para os Contratenores a solução de repertório é torcer para ressurgir alguma ópera do Barroco estourando em seu local de atuação, mas estes geralmente se tornam famosos como recitalistas... Aos transexuais, este um post exclusivo para vocês neste linke os outros tipos vocais basta seguir o que a partitura manda e escolher um bom papel de acordo com seu fach... Caso se interessem posso fazer um post só para repertório.

Nenhum comentário:

Postar um comentário